No teste usamos o Sony Ericsson Xperia Play, que em minha opinião é o mais perfeito para emulação, ao menos de consoles até o Nintendo 64, por ser o único a conta com um teclado físico (leia joystick) dedicado a games.
ppsspp-logo-300x146
Para emuladores como o de PSP (PPSSPP) e Nintendo DS (o melhor no momento é o DraStic) o Xperia Play não é o mais indicado infelizmente, pois não é Dualcore (dois ou mais processadores), tem 512 MB de RAM e sua GPU, apesar de ser Adreno, já está bem velhinha.
De qualquer forma, foi no Xperia Play que fiz o teste e assim que possível testarei no sistema mais avançado que temos hoje, o Galaxy S4.
Não perca os melhores jogos do nintendo 64! Clique abaixo.
BANNER 64

O PPSSPP 0.9.1

O download do App é rápido, pois o arquivo tem pouco mais de 3 mb, e pode ser instalado no cartão de memória (o Play tem pouco espaço interno, um de seus maiores defeitos). Ainda sem chegar na versão 1.0, o PPSSPP é realmente muito avançado, chegando a rodar uma vasta gama de ISO de PSP sem defeitos gráficos, apresentando apenas a lentidão devido a limitação técnica dos dispositivos.

COMO CONFIGURAR O PPSSPP 0.9.1

Na tela abaixo (a inicial), a navegação é fácil e intuitiva, confira:
ppsspp-configurar-300x180
Como você vê na imagem acima, em Recent são exibidos os últimos ISOs executados, na aba Games é possível localizar as ISOs em qualquer lugar de seu Smartphone, Tablet ou cartão SD. Após localizar o jogo basta tocar em sua logo (o emulador puxa automaticamente, como no PSP) e o jogo irá iniciar.
Recomendo antes de mexer em qualquer configuração testar algum game, até mesmo para ver se realmente é necessário alterar algo para seu aparelho.
No primeiro teste que fiz em meu Xperia Play, teste o game Burnout Dominator. O resultado inicial foi ruim, com cerca de 15 FPS em média, o que seria algo como 50% da velocidade do jogo original.  Após isso, foi para a opção Game Settings para tentar algo diferente…

GRAPHICS

configurar-ppsspp-091-300x180
Na tela de configuração do emulador de PSP, a primeira opção é a Graphics. Na imagem acima você vê aquela que melhor funcionou para mim. Na primeira retirou o Buffer de renderização (que pode ser no CPU, GPU ou via software). Recomendo para você que tem um baita celular, usar a opção de buffer na GPU.
emulador-de-psp-para-android-300x180
Na sequência, optei por marcar todas as opções, tanto de vertex cache quanto o mipmapping. No primeiro teste pensei que o antialising iria deixar tudo mais lento, mas não foi o caso (o que é estranho até certo ponto). A opção de Show FPS é para marcar na tela qual o desempenho de frames por segundo no celular (no jogo original a taxa ideal geralmente é de 60fps).
Na última tela, recomendo apenas a marcação das opções de filtros (texture filtering), caso tenha um ultra aparelho, pois as opções consomem processamento e memória.
______________________________________________________________________________________________________

ENTENDA MELHOR O QUE SÃO AS OPÇÕES GRÁFICAS DO EMULADOR DE PSP PARA ANDROID PPSSPP:

Hardware Transformation: O aparelho irá usar um Shader para Vértices de polígonos, fazendo o chamado T & L (Transform and Lighting, ou cálculos gráficos mais precisamente) direto na placa de vídeo do aparelho (GPU) em vez de faze-lo pelo Software. Funciona muito mais rapidamente, mas depende do desempenho da GPU.

VERTEX CACHE

Esse cache deve quase sempre ser utilizado. Ainda pode causar, segundo os desenvolvedores, alguns bugs nos gráficos dos games. Mas como os problemas são uma exceção, não tem porque não usar.

MAPEAMENTO MIP / MIPMAPPING

Sem a opção de mipmapping ativada, mais detalhes dos games são exibidos. O preço a pagar pela beleza gráfica, é uma queda de desempenho. Pessoalmente recomendo seu uso, pois nada adianta gráficos detalhados sem uma velocidade jogável.

BUFFER RENDERING

Como disse anteriormente, ativar o buffer causou para mim uma redução de velocidade. Em alguns jogos não usa-la pode causar travamentos  e telas pretas, em outras usá-la pode causar lentidão. Teste para cada caso e comente sua experiência.

FILTRO ANISOTRÓPICO

O filtro anisotrópico é figura marcada em quase todos os games para PC e também na maioria dos emuladores. A maiores dos jogadores não faz a mínima ideia do que esse filtro realmente faz, mas o anisotrópico é responsável por uniformizar efeitos que são feitos em tempo real nos jogos, como rastros de pneus, marcas na neve, etc. A sua diferença de filtragem em relação à filtragem bilinear/trilinear é a qualidade superior, mas que vem acompanhada por uma queda na performance.

FILTRAGEM DE TEXTURA / TEXTURE FILTERING

Esse filto funciona com gráficos em 2D, como letras no menu, HUD (radares, mapas, placares) e outros elementos não poligonais. Essa opção retira a pixelação características que surge por sobrepor o 2D sobre o 3D, concertando imperfeições. Nos testes não diminuiu o desempenho.

ESCALA DE TEXTURA/TEXTURE SCALING

Serve para melhorar detalhes na textura, realçando os pontos mais claros e mais escuros, e corrige imperfeições no desenho, como texturas mal recortadas, ou então pixeladas.

CONFIGURANDO O ÁUDIO NO EMULADOR PPSSPP

audio-no-ppsspp-300x180
Desabilitar o áudio do emulador pode ajudar a aumentar a velocidade (afinal o processador não terá que trabalhar com o som), mas tira muito da graça de jogar um game de PSP no celular, não é mesmo? Caso não  tenha nenhum plugin do formato Atrac3+ instalado, faça o download por dentro do emulador, pois isso faz com que o emulador não precise converter o áudio da ISO, economizando processamento.
* Não entrarei na questão dos controles (Controls) pois isso depende de cada aparelho. Por padrão ele exibe as teclas na tela de toque de seu smart, no meu configurei manualmente o teclado no Xperia Play, que conta com os mesmos botões do PSP e um analógico a mais (na verdade são touch pads, mas tudo bem);

OPÇÃO SYSTEM E ALGUMAS CONFIGURAÇÕES IMPORTANTES

Nas imagens abaixo você vê as opções que utilizei como padrão em meu emulador. Todas são passíveis de testes, pois podem se adaptar de forma diferente em seu aparelho. Depois das imagens você confere o que cada opção faz:
system-psp-300x1801

FAST MEMORY (MEMORIA RÁPIDA)

Essa opção faz com que o processador do aparelho ignore qualquer acesso na memória, deixando de fazer a sua verificação padrão. Isso faz com que a emulação flua melhor, mas caso o acesso à memória tenha um erro o jogo irá travar.

JIT

JIT é comum na linguagem de quem desenvolve emuladores. Ela é a representação da mudança de uma arquitetura para outra (no caso do PSP, da MIPS (presente no aparelho) para a Arm ou X86 nos smartphones. Ativar a opção fará como que a recompilação flua de forma mais rápida e melhor, confira.

MULTITHREAD

Serve para aqueles que possuem aparelhos com processadores com mais de um núcleo. Ainda não funciona como deveria, mas está melhorando.
melhores-games-psp-300x193

CHANGE CPU CLOCK

Esta opção não altera o clock do processador de seu aparelho, como você pode pensar, e sim do PSP original. Até mesmo no PSP original o “downclok” e “overclok”) poderiam ser executados, sendo que na primeira a bateria era economizada e na segunda os games (ou emuladores para PSP) funcionavam melhor. Então aqui você pode optar em diminuir a velocidade para que a velocidade da emulação aumente, em troca a qualidade do jogo irá diminuir. O valor padrão da CPU do PSP é de 222 MHz.
No Android deixe com 60Mhz  para jogar com alguma qualidade.

TESTE FINAIS COM AS NOVAS CONFIGURAÇÕES

Após os testes, ainda mantendo o jogo Burnout Dominator no Xperia Play como base, tivemos um ganho de quase 25% na emulação. O jogo que originalmente roda com 30 FPS, chegou a rodar com 25, 27, correspondendo a quase 80% da velocidade real do jogo. Nos menus o jogo chega a 100%, mostrando o poder do PPSSPP.
psp-bonito-263x300
Vale lembrar também que por padrão uso em meu smartphone o Setcpu para forçar 100% de uso da CPU (no caso 1GHz) e o Ram Maneger Pro, para trabalhar a memória RAM especialmente para games.
O emulador pode não ser perfeito ainda, mostrando alguns bugs e lentidões mesmo em aparelhos mais potentes (segundo o que vemos em vídeos de gameplay na internet) mas está evoluindo à passos largos. Daqui pouco tempo será possível emular PSP em celulares com a mesma perfeição que rodamos PS1 e Nintendo 64.